A Rede Guandu

“Rede Guandu – Produção e Consumo Responsável” tem por objetivos promover a Agricultura Familiar e viabilizar a comercialização e o acesso de produtos saudáveis por um preço justo, através do apoio à organização e articulação direta de consumidores e produtores familiares com ênfase em sistemas de produção de bases ecológicas. É uma iniciativa que foi criada em 2007 a partir da percepção de que agricultores da região encontravam dificuldades na comercialização de seus produtos pelas vias convencionais. Em 2011 o Instituto Terra Mater aprovou um projeto de apoio à Rede junto ao Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça para desenvolvimento da Rede Guandu.

O seu logo baseia-se no Feijão Guandu que é um arbusto, de origem indiana, e pode ser usado para alimentar humanos e animais. Foi trazido para o Brasil pelos africanos e é muito cultivado nas Américas Central e do Sul. Suas raízes são profundas e quebram a “terra dura” podendo substituir o arado mecânico ou manual. O guandu se associa a um tipo de bactéria do solo que fixa o nitrogêniodo ar na  terra. Por esse motivo, o guandu, quando incorporado ao solo tem a função de adubo e pode levar o agricultor à independência de fontes externas desse nutriente na sua lavoura.

A Rede Guandu é uma iniciativa que pode ser utilizada para alimentar mulheres e homens. É um grupo de origem local que busca interagir com outros Grupos de consumo responsável de todo o Brasil. Suas raízes são profundas e quebramantigos conceitos substituindo os da economia convencional. A Guandu se associa a produtores e consumidores que têm ações e práticas voltadas às idéias da economia solidária e da agroecologia. Com isso, a Guandu é uma iniciativa que, quando incorporada ao coletivo, pode contribuir para que pequenos produtores rurais e urbanos se tornem independentes do comércio convencional e de fontes externas de recursos e insumos.

Consumo é um ato político !

A Rede Guandu é uma iniciativa que articula produtores e consumidores para a venda direta de produtos da agricultura familiar e de base ecológica. Esta prática proporciona um pagamento mais justo ao produtor, além de garantir alimentos frescos, saudáveis e mais acessíveis aos consumidores. Atualmente a Rede Guandu conta com verduras, legumes, ovos, cogumelos, frutas, pães, entre outros produtos, todos feitos artesanalmente e/ou em bases ecológicas.

Quem participa ?

A Rede visa agregar pessoas e organizações distintas em uma parceria que atualmente é composta por:

  •  Instituto Terra Mater;
  • Produtores, cooperativas e associações de agricultores ecológicos de Piracicaba e de outros municípios e Estados;
  • Voluntários;
  • Consumidores, e
  • Instituições públicas e privadas ligadas à agricultura familiar, agroecologia, segurança alimentar, economia solidária, consumo responsável e comércio justo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *