O Instituto Terra Mater é uma Organização não governamental sem fins lucrativos que tem por finalidade desenvolver ações que aliem o desenvolvimento econômico e social à conservação dos recursos naturais do Brasil.
Foi criado em janeiro de 2000, a partir de um longo processo de reflexão e ações de um grupo bem diverso, composto de Engenheiros Agrônomos, Florestais, Sociólogos e Educadores.
Durante estes 12 anos de atuação, o Instituto desenvolveu diversos projetos dos quais, os de maiores destaque foram o “Nós do Pisca” o “Educomunicamos! Ponto de Cultura” e “Apoio à agricultura familiar de base ecológica”, este ultimo, como apoio à iniciativa da “Rede Guandu – Produção e Consumo Responsável”.
Em 2014, foi aprovado um projeto de assessória técnica em consumo responsável junto ao Instituto Kairós, no quadro de um edital da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Este projeto de um ano permite desenvolver ações de conscientização ao consumo responsável (pesquisa participativa de preços comparando orgânico e convencional em diversos pontos de venda), busca de alternativas de comercialização para um grupo de agricultores de Americana-SP (assentamento Milton Santos), oficinas de educação alimentar (biodiversidade no prato e plantas não convencionais) e melhoria da comunicação interna e externa da Rede Guandu.
Com estas experiências, hoje o Terra Mater atrela o trabalho de cultura com o trabalho desenvolvido sobre a produção e o consumo responsável, pois entende que para um desenvolvimento econômico e social aliado à conservação dos recursos naturais do Brasil, a cultura é um ponto chave, que abre portas à reflexões sobre o consumo, comercio justo, produção sustentável e economia solidária.