
As atividades serão gratuitas e desenvolvidas de maio até julho.
As Rotas Afro-Caipiras são roteiros turísticos que envolvem produtores agroecológicos e manifestações artísticas afrocentradas de Piracicaba com objetivo de conectar produtores rurais com grupos da cultura tradicional e contemporânea, provocando reflexões sobre a ruralidade e a negritude.
As visitas são gratuitas e tem vagas limitadas, sendo a primeira atividade destinada ao CRAS do bairro Novo Horizonte. A atividade é uma parceria do Instituto Terra Mater e o Rotas Afro com financiamento do PROAC.
Os tours acontecem nos meses de maio, junho e julho, em propriedades e/ou iniciativas de produtores rurais e familiares de Piracicaba e ao final de cada roteiro serão realizadas apresentações de grupos culturais
Cada roteiro terá duração de aproximadamente 5 horas, com o objetivo de promover uma imersão com leveza, combinada com atividades que percorrem a contextualização histórica do território e dos grupos culturais, passando por vivências onde os participantes entrarão em contato com a terra.
A Guia de Turismo Julia Madeira conta sobre a importância do projeto para a cidade “A identidade piracicabana é composta de negritude e ruralidade, esse projeto traz a oportunidade de discutir essas temática e as questões de classe, além disso estamos contratando produtores rurais, grupos tradicionais e novos artistas que agregam ruralidade e negritude em suas obras.”
A primeira ação acontecerá no dia 29 de maio, no Sítio São Benedito, que é rodeado por plantações de cana de açúcar mas uma referência na produção orgânica e ecológica na região, simbolizando a resistência de uma agricultura ecológica e saudável e terá a presença do grupo percussivo Samba de Lenço de Piracicaba. A atividade será destinada voltada ao grupo de idosos atendidos pelo CRAS.
O projeto pretende fomentar as iniciativas de impacto local, seja dos produtores rurais ou dos grupos artísticos, em uma atividade onde ambos colaboram para a preservação da identidade cultural do interior caipira, sendo essencial a sua contribuição para a valorização cultural e para o resgate de memórias e, fortalecer os vínculos da economia solidária, do consumo responsável e da agroecologia.
Cultura Afro-caipira
Valorizar a cultura Afro-caipira é compreender os saberes ancestrais, os diferentes modos de produção artesanal e as formas de organização econômica, valorizando o meio ambiente e as manifestações artísticas urbanas e rurais do interior.
Compreendemos assim o povo caipira capilarizado em seu território enquanto terra, economia e pertencimento. aquele que vive fundamentalmente do próprio chão e por isso a necessidade de preservar a natureza e a cultura.
Instituto Terra Mater
O Instituto Terra Mater é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sediada em Piracicaba -Sp, que tem como valores o fortalecimento da agricultura sustentável e familiar, consumo responsável, educação e cultura acessíveis.
A instituição atua em iniciativas culturais e de caráter educativo. Com isso, em 2010, se tornou ponto de cultura, o que permitiu conectar a cultura popular ao trabalho desenvolvido no âmbito da produção de base ecológica e do consumo responsável, pois entende-se que a cultura é um ponto chave que abre portas às mais diversas reflexões sobre a nossa sociedade.
Rotas Afro
O Projeto Rotas Afro desenvolve roteiros de afrofuturismo no interior de São Paulo, como a Rota Afro Piracicaba, que desde 2019 atua com base nas pesquisas de Noedi Monteiro, Antonio Filogênio de Paula Junior e outros mestres e mestras Piracicabano e, a Rota Afro Campinas.
O projeto foi idealizado por Julia Madeira, Guia de Turismo da categoria Nacional credenciada no Ministério do Turismo e especializada em roteiros de afroturismo. Atualmente, graduanda em Produção Cultural (Uniasselvi).