Projeto De Rio e Risada – Pequenos Compositores Piracicabanos

O projeto “Pequenos Compositores Piracicabanos” foi uma iniciava desenvolvida pelo Instituto Terra Mater e pela Iandé – Educação e Sustentabilidade, por meio do edital “Pontnhos de Cultura” de 2010, do Ministério da Cultura. Sob coordenaçao de Karine Faleiros e Helena Gomes e direção musical de Otiniel Aleixo.

Seus objetivos são: valorizar a identidade étnica e cultural local; e contribuir com a inserção de temas socioambientais no cotidiano escolar, através da música e da brincadeira.

O material foi criado para servir como ferramenta de trabalho para que educadores tenham ricos elementos para trabalharem as questões socioambientais, usando a música e a brincadeira como caminhos para o desenvolvimento e a valorização étnica e cultural de Piracicaba.

Por isso, cada canção é acompanhada por um pequeno texto com orientações sobre
como trabalhar os temas trazidos por elas no ambiente educador.
Os principais produtos do projeto são: um CD musical, cujas canções foram compostas coletivamente em oficinas envolvendo crianças de Piracicaba; e um guia audiovisual de confecção de instrumentos musicais fabricados com materiais recicláveis, os “brinquedos musicais”. Os temas presentes nas músicas abordam elementos da cultura Piracicabana e foram escolhidos em rodas de conversa, que envolveram mestres da cultura popular e representantes de diferentes cenários ligados à atuação socioambiental e cultural piracicabana.

Depois de escolhidos os principais temas, uma pesquisa que envolveu leituras e entrevistas
com músicos e outras referências da cultura local norteou a realização das oficinas de
composição coletiva. As oficinas aconteceram com grupos de crianças das instituições: Casa do Amor Fraterno; Projeto Guri; Instituto Rumo; Casa do HIP HOP e Núcleo de Educação Ambiental/SEDEMA. Cada oficina resultou em uma música deste CD, envolvendo mais cerca de 30 músicos locais e 70 crianças nas oficinas. As outras canções foram compostas coletivamente pela equipe do projeto e convidados. O CD foi gravado em Piracicaba com a colaboração de diversos músicos da cidade e da região, sob a direção musical de Otiniel Aleixo.

O DVD é um guia audiovisual, “O olhar que enxerga o belo”, dirigido por Helio Sato, que ensina de uma forma lúdica, como confeccionar alguns brinquedos musicais a partir de materiais recicláveis. Os instrumentos contidos no guia têm relação com os temas das músicas. Por exemplo, a faixa do CD “Tem de tudo no rio” é inspirada no Rio de Piracicaba; e o DVD ensina a como confeccionar um “tambor de onda”, brinquedo musical que reproduz o barulho das águas do rio. O CD e DVD “De Rio e Risada”, mais do que uma bela obra musical e audiovisual, é um
valioso material educativo para crianças e educadores. Ele foi criado para inspirar crianças, adultos e apoiar educadores na valorização e apreciação de sua própria cultura. Por isso o encarte traz orientações, inspirações e referências sobre como o pai ou educador podem trabalhar as temáticas culturais e socioambientais presentes em cada faixa.

A distribuição do material e a formação de todas as coordenadoras pedagógicas/diretoras do
ensino público infantil e fundamental de Piracicaba foi fruto da parceria a Secretaria Municipal
de Educação para a distribuição do material para as escolas de Piracicaba, chegando às mão de 1.500 educadores e aos ouvidos de 30.000 crianças.