Nós do Pisca

Ação desenvolvida em parceria com o Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental da Universidade de São Paulo (NACE-PTECA) e as prefeituras de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho. O projeto teve como foco a restauração e educação ambiental em torno do Ribeirão Piracicamirim, um dos afluentes do rio Piracicaba. Foram abordados diversos aspectos, desde a preservação e recuperação dos remanescentes florestais, até atividades de educação ambiental com a comunidade e valorização cultural do rio Piracicamirim.

Com um excelente resultado, o projeto envolveu instituições públicas e seus técnicos agrícolas/florestais, beneficiando diretamente cerca de, 35 agricultores, 40 jovens moradores do Jardim Oriente de Piracicaba e 40 estudantes da Escola Técnica Estadual de Rio das Pedras, todas as professoras e coordenadoras pedagógicas da rede de ensino municipal de Saltinho,mais de 120 crianças, 30 universitários e, indiretamente, toda a população desta sub-bacia.
Para atingir este objetivo, além das atividades de restauração florestal, foram planejadas inúmeras  formações de grupos, cultura, comunicação, mobilização e articulação social com diferentes públicos de diferentes áreas de atuação. Todas estas atividades foram conectadas entre si e permeadas por princípios de participação, visando propiciar a sinergia do trabalho em rede, do fortalecimento de ações e iniciavas já existentes, a formação socioambiental de agentes sociais envolvidos, a integração entre pessoas e instituições e entre o meio rural e o urbano.

Importante destacar com enfoque para o tema deste edital que foram realizados ao longo
deste trabalho 5 Fóruns da Bacia do Pisca e 5 Piscas Mambembes, um em cada comunidade
desta bacia hidrográfica, mobilizando no total mais de 600 pessoas, levando para além da
mobilização socioambiental, mobilização cultural e artistica para as comunidades com
apresentações culturais locais, valorizando a arte como forte aliada para a construção de uma
nova cultura de sustentabilidade, economia solidária, agroecologia e conservação dos recursos
hídricos.